Hello world! :)
Chamo-me Alexandra e tenho 24 aninhos. Estudo Ciências dos Computadores na FCUP mas o meu verdadeiro sonho é seguir Design Gráfico para o que sou formada através da escola FLAG com média de 17. Além disso sou uma aventureira e estou sempre metida em novos projetos, exemplo disso é este blogue que apesar de me fazer sentir feliz e realizada é atualizado sempre a pensar em vocês e no que gostam.
Este projeto nasceu a 24 de novembro de 2011 através do meu canal do Youtube já que estava a aprender a cuidar de mim fosse em roupas, saúde ou maquilhagem. A verdade é que na altura senti necessidade de criar o canal porque tinha muitas dificuldades nas coisas mais básicas e queria transmitir os meus problemas e como os resolvi a quem estivesse na mesma situação que eu. Tímida como era acabei por abandonar um pouco os vídeos e criar este blogue que estão a ler.
Para me conhecerem um pouco mais, além de me lerem e tentarem conviver comigo nos meus contactos (ver aba respetiva) podem ler estes posts e estas TAG's e darem-me a vossa opinião.
Sorrisos,
Alexandra :)

A 11/02/2012

EM sábado, fevereiro 11, 2012
Alexandra Cardoso Escreve


Olá príncipes e princesas! :)
Aqui há uns dias decidi recolher uma receita da Internet porque estavam falando neste delicioso bolo. Devo confessar que fiquei super curiosa e pus-me a fazer o dito bolo. Não me lembro mais de onde o retirei mas guardei a receita, e agora que estamos perto do dias dos namorados nada melhor do que partilhar esta receita com vocês, até porque o dia sempre nos remeteu para o vermelho deste bolo.
Espero que gostem!
Sorrisos,
Alexandra

Massa
2 chávenas e meia de farinha de trigo
Chávena e meia de açúcar
Colher e meia de chá de cacau em pó
Sal q.b.
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos
325mL de óleo vegetal
1 chávena de buttermilk caseiro (ver abaixo)
20mL de corante vermelho natal
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de chá de vinagre

Recheio e Cobertura
300g de chocolante brando ralado fino ou cortado em pedaços
100g de chocolate branco ralado grosso: enfeite
150mL de natas (38% de gordura): ganache
150mL de natas (38% de gordura): chantilly




Receita
Massa...

1. Deixar os ingredientes gelados ficarem em temperatura ambiente. Neste caso, os ovos e o buttermilk.

Buttermilk: para cada xícara de leite, adicione 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre (esse vinagre não é o da receita, é uma segunda colher). O que usei na receita acrescentei também duas colheres (sopa) de iogurte, mas é opcional. Pode fazer isso com o leite ainda gelado e deixar que atinja a temperatura ambiente.

2. Untar duas formas com manteiga e farinha de trigo, retirar o excesso. Pré-aquecer o forno em 180ºC.
3. Misturar todos os ingredientes secos peneirando-os. Reservar.
4. Juntar os ovos, o buttermilk, o óleo, o vinagre, a baunilha e o corante. Bater até ficar homogéneo. 5. Colocar o corante aos poucos, a quantidade vai depender da marca usada. Acabei por usar 30ml de corante líquido, mas em gel seria preciso menos.
6. Acrescentar os restantes ingredientes aos poucos, em três partes. Bater até ficar homogêneo.
7. Dividir a massa pelas formas. Cozer ambas em 180º por 30/35 minutos.
8. Com os dois bolos consegui altura suficiente para dividi-los ao meio. Ou seja, fiquei com 4 discos de bolo vermelho. Para cortar, existem várias maneiras. Vou pela mais fácil, tenho uma fatiador de linha de aço para isso, caso não tenha use uma faca serrada grande.

Creme de cobertura e recheio
1. Num banho-maria derreter o chocolate branco. Enquanto isso bate-se 150mL do natas para ficar aerado, mas não em ponto de chantilly. Juntar o natas e o chocolate, bater por 3 minutos para ficar mais cremoso. Reservar. Isto para a cobertura.
2. Bater os outros 150mL de natas até chegar em ponto de chantilly e acrescentar 2/3 do creme feito no ponto1 e misturar bem. Isto para o recheio.
3.  Neste ponto, eu peguei em alguns morangos, lavei-os, retirei as folhas, cortei-o em pedacinhos pequeninos e misturei no creme. Mas este é um passo que eu juntei à receita encontrada. Não me lembro ao certo quantos morangos juntei, apenas ia pegando e cortando.

Montar e enfeitar
1. Intercalar uma parte de bolo (se der divida as 2 já feitas, em 4) com uma camada de recheio.
2. Espalhar o restante creme por todo o bolo, cobrindo-o na totalidade.
3. Por fim, acrescente raspas de chocolate branco de forma a cobrir igualmente todo o bolo.


Comer e bom apetite.

10 opiniões super acertadas:

A tua opinião é sempre bem-vinda. ^^
Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

  1. Eu nao gosto de bolo de chocolate mas o aspecto e divino :)


    Beijinho*
    www.scream-of-beauty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. oLÁ. Não sei de onde tiraste a receita mas acho que está meia abrasileirada por isso devias acertar algumas coisas, como por exemplo o creme de leite...estava a ler a receita e não percebi o que raio era até que voltei aos ingredientes e vi que era para o ganache e chantilly, o que significa que são natas. Bons cozinhados :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse já não me lembro de onde tirei, mas sim, creme de leite são natas! Se calhar como estou habituada a essa linguagem, esqueci-me que vocês podiam não perceber. Eu passei exatamente como está na minha folha mas pronto! xD
      Obrigado pela observação.
      Sorrisos,
      Alexandra

      Eliminar
  3. Adoro esse bolo *.* pena é que se for eu a faze-lo provavelmente nao ficará tão bom :x

    ResponderEliminar
  4. Hum, delicia delicia, assim voce me mate que coisa boa :)

    ResponderEliminar
  5. Bem...Cá em casa já tentamos fazer algo parecido e nao correu bem xD Vou ver se convenço a chefe aqui de casa a tentar fazer essa receita, ou então, como eu possuo um enorme amor por cupcakes, altero a receita de forma a fazer uns quantos x3

    beijinhoo**

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito desses, principalmente o Twix :D

    ResponderEliminar
  7. Olá, podias ajudar-me dando me um voto para eu ganhar este concurso ? http://thexperfectxdrug.blogspot.com/2012/02/votacao-sorteio-dia-dos-namorados-com-o.html é a foto 1 , obrigada e desculpa estar a chatear­ ­

    ResponderEliminar
  8. Humm esse bolo tem um aspecto fantástico, e acho super giro ser um bolo de chocolate e ser vermelho.. é no mínimo surpreendente para quem for a provar :)
    Eu adoro cozinhar, pode ser que me dê para o fazer um dia.. bgda por partilhares connosco a receita.

    bjinho*

    mundodadeia.blogspot.com

    ResponderEliminar

A tua opinião é sempre bem-vinda. ^^
Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

 

This blog's design was created by Alexandra Cardoso inspired in Dzignine's design.
©Alexandra Cardoso 2011-2014