Hello world! :)
Chamo-me Alexandra e tenho 24 aninhos. Estudo Ciências dos Computadores na FCUP mas o meu verdadeiro sonho é seguir Design Gráfico para o que sou formada através da escola FLAG com média de 17. Além disso sou uma aventureira e estou sempre metida em novos projetos, exemplo disso é este blogue que apesar de me fazer sentir feliz e realizada é atualizado sempre a pensar em vocês e no que gostam.
Este projeto nasceu a 24 de novembro de 2011 através do meu canal do Youtube já que estava a aprender a cuidar de mim fosse em roupas, saúde ou maquilhagem. A verdade é que na altura senti necessidade de criar o canal porque tinha muitas dificuldades nas coisas mais básicas e queria transmitir os meus problemas e como os resolvi a quem estivesse na mesma situação que eu. Tímida como era acabei por abandonar um pouco os vídeos e criar este blogue que estão a ler.
Para me conhecerem um pouco mais, além de me lerem e tentarem conviver comigo nos meus contactos (ver aba respetiva) podem ler estes posts e estas TAG's e darem-me a vossa opinião.
Sorrisos,
Alexandra :)

A 14/03/2013

EM quinta-feira, março 14, 2013
Alexandra Cardoso Escreve

Hello world! :)
Para começar quero esclarecer que os posts de saúde, desporto e nutrição irão para o ar dia sim, dia não. Hoje é um dia sim mas se estão a pensar que vão receber dicas para emagrecerem e parecerem a Liona Lewis ou a Beyoncé enganem-se. Pelo menos para já.
Para além de se estar motivado para alguma coisa, como vos mostrei no post anterior da série, é preciso conhecer os conceitos básicos e as ideias fundamentais para que possamos trabalhar numa maneira nossa de chegar aos nossos objetivos. Não ia adiantar de nada eu dizer-vos para pararem com os chocolates se não for isso que vos agrada (a mim não agradaria) e consequentemente ia mandar tudo às favas antes de poder dar uma dentada fosse no que fosse.
Assim, mesmo tendo uma ou outra dica ao longo dos posts, vamos inserir um pouco sobre como funciona o nosso corpo e do que ele realmente precisa. Peço desculpa se vou escrever alguns termos mais complicados mas vou tentar explicar o máximo possível, se mesmo assim tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar. ^^ Os posts também vão ser um bocadinho compridos por isso deixem para os ler quando realmente tiverem tempo, até porque convém reter o máximo de informação possível e não apenas ler por ler. Bem, vamos a isso?
Entusiasmados ou passo diretamente para as dicas? Acham que este tipo de posts vos vai ajudar? Digam-me tudo o que pensam!

Sorrisos,
Alexandra :)

PS: Quero aproveitar para agradecer-vos muito, muito, muito ter chegado hoje às 50000 visualizações. É por todos vocês que eu continuo a escrever e adoro este nosso cantinho! ^^ Obrigados! :D

Para começar é fundamental que tenham a noção que qualquer alimentação insuficiente é tão ou mais prejudicial que uma alimentação exagerada. Para tudo na vida é preciso regras e limites, a alimentação não é excessão. Não basta ter acesso a bens alimentares, é preciso saber comer. Como o fazemos? Boa pergunta! A variedade é a principal forma de satisfazer as necessidade do organismo em nutrientes e evitar o excesso de ingestão de eventuais substâncias de risco para a saúde. Por outro lado há que garantir a manutenção e proporcionalidade entre os diferentes grupos de alimentos. A tabela seguinte é capaz de vos ajudar nesse campo.

Lembrar que as vitaminas não têm valor calórico por isso não se encontram na tabela.

Um dos símbolos mais importantes que conhecemos e também nos educa na arte de saber comer é, sem dúvida, a roda dos alimentos (ver imagem seguinte). A nova roda é constituída por 7 grupos de alimentos e cada grupo tem diferentes dimensões que nos indicam a proporção com que devem ser consumidos na alimentação diária. Para mais informação sobre a mesma cliquem aqui.

Nunca é demais lembrar que a atividade física (moderada!) e regular é fundamental para a obtenção de um peso saudável. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida que permite avaliar a adequação entre peso e altura. 

IMC = Peso(Kg)/[Altura(cm)]^2
<18.5 = baixo peso
18.5-24.9 = peso normal
25-29.9 = excesso de peso
>30.0 = obesidade


Como já referi, é preciso ter uma alimentação variada mas há alguns constituintes desejáveis e outros não tão desejáveis. Assim, como última matéria de hoje, vou apresentar-vos uma lista do que o nosso corpo necessita ou não para funcionar corretamente e dar-vos algumas noções muito gerais sobre cada item (se quiserem que fale deles mais detalhadamente digam que não me importo de o fazer num próximo post).


 

Constituintes desejáveis
Água - Mais do que sabido que a água é o principal constituinte do nosso organismo e temos que a ir repondo que além de nos satisfazer e nos impedir de comer tanto também faz com que o organismo trabalhe corretamente. Como disse no vídeo de apresentação, 1L de água por cada 25Kg se são mulheres, e por cada 30Kg se são homens.
Aminoácidos, péptidos e proteínas - São os blocos construtores necessários ao corpo humano. Quando nos magoamos é graças a eles que nos curámos. Além desta função ajuda no crescimento, manutenção e estar geral humano. Podem ser encontrados na carne e no peixe, nos ovos, leite e glúten. Também podem ser encontrados na soja e no trigo embora em quantidades muito mais pequenas (daí não aconselhar ninguém a ser vegetariano).

Enzimas - Como já devem saber são proteínas com grande atividade catalítica e estão envolvidas em reações químicas relacionadas com o metabolismo.




 

Hidratos de carbono - São os compostos orgânicos mais abundantes e amplamente distribuídos na Terra. São um alimento básico e incluem os açúcares, amidos e fibras dietéticas. Estes são essenciais para o funcionamento do cérebro e para nos dar energia. Como se sabe os hidratos de carbono estão mais presentes nos cereais, tubérculos e leguminosas.
Os açúcares ou hidratos de carbono simples são monossacarídeos (glucose, frutose e galactose) e dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose). Já o amido, glicogénio e as fibras são polissacarídeos. Podem ser encontrados em beterraba, cana do açúcar, frutos, mel, cereais, legumes e tubérculos.

Lípidos - Atuam como blocos na formação de membranas biológicas que rodeiam as células além de produzirem energia e serem fonte de ácidos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Os lípidos estão disponíveis numa grande variedade de formas como  a manteiga, óleos alimentares, margarinas, azeite e shortenings (gorduras plásticas semi-sólidas como a banha). No entanto tentem consumir apenas uma pequena percentagem deste tipo de gorduras, optem por ácidos gordos que podem ser encontrados em azeite, peixes e fígado, por exemplo.
 


 Sais minerais - São constituintes que permanecem em cinzas após incineração dos tecidos. Alguns dos sais minerais mais importantes são o sódio, potássio, magnésio, cálcio, cloreto e fosfato mas o ferro, cobre, entre outros também não devem ser esquecidos. Novamente, alguns dos alimentos importantes a ingerir para obter este tipo de nutriente são o leite, manteiga, ovos, carnes vermelhas, batatas, cenouras, maçãs, laranja e lentilhas. Tenham cuidado com os laticíneos já que a sua abundância nesses alimentos podem afetar a flora bacteriana do intestino.

Substâncias sápidas - Compostos de fração volátil como hidrocarbonetos aromáticos ou álcoois. Esperem não vão a correr tomar uma vodka laranja ou um licor de mel, estes álcoois já estão presentes na alimentação do dia a dia já que o álcool provem da forma como são conservados os alimentos, apenas estejam atentos à descrição dos constituintes.



Substâncias de cor - Aqui refiro-me, obviamente, a corantes naturais. Sabem quando se pinta o cabelo com ajuda de água da cozedura da beterraba? É esse tipo de corantes, muito presentes em vegetais coloridos.

Sistema antioxidante - Um otixidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas a fim de evitar a produção de radicais livres que podem levar à morte. Já vêm a grande importância de alimentos que contem antioxidantes mas como em tudo é preciso limites e os antioxidantes não são exceção. Assim torna-se importante tomarmos chá, cafés, soja, fruta, azeite, chocolate negro, canela, oregãos e vinho tinto. Obviamente não precisam de consumir isto tudo, optem pelos que vos seja mais apetecíveis e se gostarem de canela aproveitem porque é dos melhores que existe.


Vitaminas - As vitaminas são compostos orgânico essenciais para o funcionamento normal do metabolismo até porque ajudam a evitar diversas doenças. Como não podem ser produzidas pelo homem devem ser adquiridas através dos alimentos (frutas, verduras e legumes são as principais fontes mas não as únicas) a fim de evitar avitaminoses (doenças provocadas pela falta de vitaminas). As vitaminas estão divididas em variadíssimas categorias como A, D, E, B,… Caso queiram saber mais sobre cada uma delas cliquem aqui.


 

Constituintes não desejáveis
Biológicos
Químicos
Micotoxinas
- substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos como o bolor.

28 opiniões super acertadas:

A tua opinião é sempre bem-vinda. ^^
Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

  1. Obrigada! ♥
    Também foi a primeira vez que fui à feira dos pássaros, foi espetacular, recomendo totalmente!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

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    1. Deve ser fabulosa! :D
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  2. E não era, mas até passei a ser ahah. Obrigada!
    ótimo post :)

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    1. Obrigada linda! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  3. nunca é demais relembrar os básicos da alimentação... vendo este post fez-me perceber que se calhar estou a ingerir proteínas a mais... e hidratos de carbono a menos... quero ver se consigo equilibrar melhor a minha alimentação :)

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    1. Lembra-te que não são valores certos, é apenas uma estimativa mas por vezes temos que mudar um bocadinho sim. :)
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  4. gostei do post, mas por mim passavas já às dicas eheh
    boaa, parabéns por tanta visualização :P

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    1. Pronto, então vou reunir o máximo de dicas possíveis (porque elas estão no meio de muita informação) e postar. ^^
      Obrigada! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  5. Um post bastante útil, fez me lembrar as minhas aulas de nutrição ;)

    Beijinho*

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    1. É normal, fui roubar os apontamentos de "Alimentação humana" do meu irmão. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  6. Adorei as dicas querida, post muito bom e super completo .
    beijo
    http://www.eii-bonita.com/

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    1. Espero é que não tenha cansado muito. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  7. é verdade , a vida ensina-nos e acabamos por cometer erros até chegar ao ponto final. Que inveja tantas visualizações.. *-*

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    1. Mas também se não fossem esses erros não aprenderíamos nem dariamos valor às coisas corretas. ^^
      Rs, se você tiver paciência também vai chegar lá! :)
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  8. Gostei muito mas o mais dificil e por isso na pratica ne?


    Kiss*
    KellyAnne
    www.scream-of-beauty.blogspot.com

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    1. Concordo mas daí eu ter falado nos alimentos que têm mais coisas e ter dado as %. Assim pode-se regular mais ou menos a quantidade de alimentos diários. ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  9. Óh mundo cruel, porque é que tudo o que é bom faz mal!???

    http://mariachicblog.blogspot.pt/

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    1. Nem tudo e podes ver isso no post de hoje. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  10. Moda e Beleza15/03/13, 19:27

    Muito bom o post, super completo.
    Parabéns pelas 50.001 visualizações :)
    Beijinho
    http://comestilomodaebeleza.blogspot.pt/

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    1. Obrigada, em duplicado! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  11. Nossa seu blog é muito bem visto!! Parabéns viu isso é mto importante !!! E sobre o post de hoje, olha eu preciso consumi mais frutas e verduras! e ter uma alimentação mais saudável, mas é dificil com tantas tentações por ai rsrs bjs
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

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    1. É difícil sim mas há truques para isso. Espreita o post de hoje. ;)
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  12. gostei imenso do post :D
    beijinhos

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  13. estou a começar a mudar os meus hábitos ao nível da ingestão de água, que sempre fui uma miséria. bebia um copito e, e... hoje já consegui ir a 1 litro, com chá, é certo, mas não deixa de ser água :p já estou um bocadinho mais perto dos 2 litros, que é o ideal tendo em conta o meu peso :)

    http://maisumblogdegaja.blogspot.com/

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    1. És tu e eu! :P Eu devia beber 2,5l mas não dá mesmo. D:
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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  14. preciso me alimentar bem!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    Comentário fixo: Oi, tudo bem? Dessa vez, além de conhecer novos blogs estou dando duas notícias bem legais para você! Sou colaboradora desse blog, a poucos dias. Esse blog é de uma autora, da Editora Novo Conceito, e de acordo com a quantidade de comentários nos posts e seguidores, o blog vai sortear vários livros para nós! O que acha? Seria pedir muito para que fizesse um post sobre o livro, ou sobre o blog, ou alguma coisa em relação? Ou talvez seguir e comentar lá no blog? Eu vou agradecer, e muito! Ah, e além disso, com novos planos e afim de interagir mais com você, foi criado uma união, onde vai reunir blogs de qualidade. Acha que o seu blog é muito bom? Participe! Não fique fora dessa!

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    Respostas
    1. Todos precisamos! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

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