Hello world! :)
Chamo-me Alexandra e tenho 24 aninhos. Estudo Ciências dos Computadores na FCUP mas o meu verdadeiro sonho é seguir Design Gráfico para o que sou formada através da escola FLAG com média de 17. Além disso sou uma aventureira e estou sempre metida em novos projetos, exemplo disso é este blogue que apesar de me fazer sentir feliz e realizada é atualizado sempre a pensar em vocês e no que gostam.
Este projeto nasceu a 24 de novembro de 2011 através do meu canal do Youtube já que estava a aprender a cuidar de mim fosse em roupas, saúde ou maquilhagem. A verdade é que na altura senti necessidade de criar o canal porque tinha muitas dificuldades nas coisas mais básicas e queria transmitir os meus problemas e como os resolvi a quem estivesse na mesma situação que eu. Tímida como era acabei por abandonar um pouco os vídeos e criar este blogue que estão a ler.
Para me conhecerem um pouco mais, além de me lerem e tentarem conviver comigo nos meus contactos (ver aba respetiva) podem ler estes posts e estas TAG's e darem-me a vossa opinião.
Sorrisos,
Alexandra :)

A 10/09/2013

EM terça-feira, setembro 10, 2013
Alexandra Cardoso Escreve

Hello world!
Estamos em Setembro. Mês das vindimas, mês do outono, mas também mês do começa das aulas. Assim, como muitas outras bloguers e vloguers decidi que podia fazer uma série de posts dedicados ao regresso às aulas. Como é que um aluno deve ser? Como conseguir estudar? O que vestir? Um pouquinho de tudo... Assim, hoje vou começar por um tema bastante importante, a concentração. Como conseguir estar atento nas aulas e no estudo? Como conseguir retirar o máximo de informação? Está um pouquinho grande demais mas queria fazer um post super completo, peço desculpa.
Digam-me quais são as vossas dicas, como confessem "obrigar" o vosso corpo a concentrar-se?
Sorrisos,
Alexandra :)

PS: Algumas das dicas foram retiradas do MyFashionInsider e do StyleFromWonderland.

 
1. Establece metas e objetivos. Concentra-te naquilo que gostavas de ter naquela cadeira. Ter menos cadeiras para acabar o curso? Ter a melhor média possível? Ajudar-te a ter conhecimentos que não poderias ter noutro lado? Ou até deixar de aturar aquele professor no fim do ano? O que interessa é que tenhas em mente aquilo que realmente queres e lutes por isso. Quando vires o teu objetivo cumprido vais conseguir sentir-te de mente aliviada e com sentido de dever cumprido. 

2. Motiva-te! Isto devia ser básico mas há quem ainda não consiga ou não tenha aprendido a forma certa de o fazer. Será que é quando alguém te dá os parabéns? Fala com as pessoas mais próximas e diz-lhes como te sentes. Se calhar até te motivas melhor se tiveres o teu objetivo escrito à tua frente. Se és rapariga uma ideia gira é escreveres com um batôn velho no vidro da casa de banho, algo como "Eu consigo!" ou "Eu sou capaz!". Se és rapaz tenta prometer a ti mesmo que mereces um jogo quando conseguires atingir tal objetivo, mas nunca antes.

3. Divide as matérias por categorias. Há aquelas em o facto de ir às aulas te chega para perceberes a matéria e aquelas em que precisas de mais tempo de estudo. Embora custe é nestas últimas que deves concentrar os teus esforços. Quando quiseres relaxar estuda algo que te dê realmente prazer mas naquela hora de estudo concentra-te nas que tens mais dificuldades.

4.  Faz pequenas pausas. Se estiveres horas e horas a estudar algo que realmente não queres ao fim de algum tempo só vais querer mandar tudo às favas e a tua mente não te vai ajudar. Tem pequenos intervalos de hora a hora ou a cada duas horas. Vê um episódio da tua série preferida. Vai passear um pouco. Vai lanchar (já vamos falar da alimentação à frente). Mas descontrai-te e sente-te bem contigo próprio.

5. Encontra a vossa forma correta de estudo. Há pessoas mais visuais do que outras. Há pessoas que aprendem melhor a ouvir. Encontra a tua forma. Podes fazer esquemas, estudar(!) em grupo, ler apontamentos e trabalhos antigos, reescreve o que aprendeste nas aulas. É só escolher!

6. Escreve tudo o que o professor diz.  Primeiro porque o que ele diz pouca gente escreve e o que está no quadro podes pedir a outros colegas mais tarde. Além disso toda a gente sabe a mania dos professores colocarem no exame aquilo que ninguém ouviu. Por fim porque no fim vai ser muito mais fácil estudar tendo apontamentos do que não os tendo. Mas não te preocupes como o escreves, na hora de estudar, uma ótima forma é organizar tudo aquilo que o professor disse e está escrito de forma estranha, enquanto escreves decoras.

7. Não deixes o estudo para a última da hora. O que parece mais fácil? Estudar 5 páginas em 1hora ou 1000 páginas em 10horas? (Já tirei ao dia anterior ao exame, o tempo para dormir e comer.) Exatamente. É difícil mas se te obrigares a tal na primeira semana, ao fim de alguns dias já fazes isso por mecanismo. Prometo!

8. Analisa os danos. Quanto tempo passas a olhar para o teto? Quantas horas são passadas no Facebook ou a ver séries? Acredita que vais-te assustar com as contas e isso vai-te dar enfâse para ires estudar. E o que fazes nessas horas? Se fores passear podes levar um MP3 com alguma da matéria. Se estiveres no Facebook aproveita o chat para tirares dúvidas e falares com os colegas. Para veres coisas giras sobre o teu curso. É certo que estas últimas dicas não te vão ajudar a livrar-te dos maus hábitos mas pelo menos torna-os menos prejudiciais.

9. Educação, auto-controlo, disciplina mental e força de vontade. São as mais difíceis, isso são mas se conseguires educar a tua mente vais ver o tão mais fácil se torna. Mas tudo se vai tornar mais fácil se tiveres calma. Cada vez que achares que te vais passar abana a cabeça, respira fundo e conta até 10. É o teu corpo que está cansado ou apenas não te apetece? Na primeira tiras um intervalo pequenino, como já disse acima, na última muda de matéria e volta à mesma passado meia hora.

10. Cria a tua rotina. A melhor forma de não te distraires é fazerem o teu próprio horário. Algo flexível mas suficientemente rigído para te conseguires controlar e trabalhar as horas devidas. Compra uma agenda se for preciso, ou faz como eu e usa o excel, imprime e prende numa parte bem visível do teu quarto. Faz a tabela aos fins de semana já que vais ter novos cumprimissos durante a semana seguinte e já os podes encaixar.

11. Anota, controla e cumpre. Tal como na dica anterior escreve o que vais fazer. Compra um bloco post-it e espalha as pequenas folhinhas por toda a casa. Quanto mais vires as coisas que tens que fazer, as datas dos exames, aquilo que queres cumprir, mais tendência vais ter a fazê-las. Para facilitar a vida usa uma cor diferente para cada coisa. Os verdes para os exames, os amarelos para as aulas extras, os rosas para os treinos de futebol/dança moderna, é só escolher.

12. Vai a todas as aulas. Se for preciso inscreve-te na maior parte das cadeiras que tenham faltas. Eu não consigo ir a aulas que não tenham faltas. Ou melhor, não conseguia... mas antes tive que me inscrever a todas aquelas que eram obrigatórias, apenas para me habituar. E claro, está atento. De nada vale ires e não ouvires nada, além de não aproveitares, estares no local que te chateia ainda estás a distrair os colegas do lado. Nada bom. Tenta anotar tudo o que puderes, assim vais-te manter ocupado e o tempo vai passar mais depressa. :)

13. Tem uma boa rotina de alimentação e de sono. Se não cumprires esta não vão ter energia para nada, muito menos para obrigar o vosso corpo a fazer seja o que for. Comer de 3 em 3 horas, dormir as 8h da praxe, vocês já sabem tudo isso... mas também comam coisas que vos dê energia suficiente para estudar, pensar, raciocinar, perceber e decorar.

14. Quando não souberes pede ajuda. Os professores podem parecer bichos de 7 cabeças mas não são. Estão sempre prontos a ajudar e quanto mais lhes pedires ajuda mais recetivos vão ficar. Vão ver que te dedicas, vão ver que queres aprender, e quem sabe, se ele estiver na dúvida no fim do ano, não te dá positiva devido à tua dedicação? Se mesmo assim não queres ir ao seu gabinete tenta os teus pais e amigos, de certeza que te vão ajudar. Não chega? Tens sempre  a hipótese de explicadores particulares, são caros, é certo, mas se tiveres sorte vais ter um como eu, que me fez passar a todas as cadeiras de matemática que tive no meu curso à 1ª vez que tentei.

15. Afasta-te das distrações. Se for possível imprime os teus apontamentos e deixa o computador no teu quarto. Estarás menos susceptível a utilizar as redes sociais e outras distrações. Também deves evitar locais com televisão, barulho ou qualquer coisa que não te deixe concentrar.

16. Adequa o espaço musical ao teu estudo. Há pessoas que apenas conseguem estudar com silêncio, há outras que já preferem ter música ao seu redor. Mas se és do 2º grupo lembra-te de ouvir algo calmo e que não faço o teu corpo ficar demasiado excitado, isso só te vai desconcentrar.

17- Consulta o material já existente. É bem certo que os teus apontamentos, e os dos colegas, podem ser bastante úteis mas infelizmente nunca estão 100% corretos pelo que consultar o material já existente deve ser um dos teus pensamentos. Há muitos professores que fazem as suas próprias sebentas por isso, em cada cadeira, tenta saber se a tens disponível. Se não podes sempre ver alguns dos livros da bibliografia que eles aconselham. Ah e quem fala em livros também fala em vídeos, audio e outros.

18. Acima de tudo, confia em ti! De nada vai servir estudar se achares que não és capaz, primeiro porque vais estar sempre a retrair-te quanto ao estudo. A vontade não vai ser muita porque vais achar sempre que vais falhar. Depois porque ficas nervoso e baralhas tudo, o que pode dar muito mau resultado.


Por isso, vá, toca a trabalhar pelos teus sonhos! :)

17 opiniões super acertadas:

A tua opinião é sempre bem-vinda. ^^
Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

  1. ja sigo as tuas dicas.. mas concentração nas aulas dura 15min

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mas aí já tens que ir pela parte dos objetivos e das metas, e também das recompensas! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  2. segui o teu blog, gosto mt dele (:

    bjs, http://fashionbeautyandperfection.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Inês! :D
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  3. Já deixei as aulas há algum tempo, mas lembro-me que tentava concentrar-me de forma a achar o conteúdo da aula interessante e, caso msm assim não funcionasse, tentava ir tirando apontamentos durante a aula para me manter acordada e depois me ajudar a estudar ;)

    beijinho
    ​​STYLE TRACES BLOG
    ST FACEBOOK PAGE
    ST INSTAGRAM
    ​​WORLDWIDE GIVEAWAY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, estar ocupada é uma forma de estar ocupada. Acho que nunca tinha pensado nisso. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  4. Obrigada pelo comentário e pela vontade de ajudar Alexandra! (:
    Já participei no giveaway. *

    - bloomingflowersinjuly.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre que quiseres estou disponível! ^^
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  5. ainda nem sei quando começam as minhas aulas!

    ( www.pinkie-love-forever.blogspot.com )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai ai, isso é que não... tens que tentar saber quando é.
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  6. isso da música ser calma depende muito do estilo de música da pessoa lol. por exemplo, eu só me consigo concentrar a estudar a ouvir música. e só ouço rock e metal e concentro-me perfeitamente bem apesar de não serem estilos de música calmos :)

    http://patriciaalexandras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não depende. Eu pensava exatamente como tu, eu só ouvia dance comercial quando estudava e era o que me deixava mais bem disposta e com vontade de estudar. Quando li um artigo que dizia que o cérebro se concentra melhor com ondas zen tentei e acredita que gosto muito pouco mas faz-me produzir quase o dobro. O teu cérebro tem tendência a ter uma deusa interior a dançar em vez de estar a estudar, mesmo inconscientemente, precisas que todo o teu corpo esteja focado na missão.
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  7. Estava mesmo a precisar de orientação, sempre fui organizada mas antes do regresso às aulas fico sempre muito nervosa x)
    Obrigada pelas dicas :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que foi útil! :D Não stresses, não há nada do que ter medo. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  8. Hehehe gostei bastante da tua "take on" ao temaa!!!
    Obrigada pela menção *-* (eu este ano portei-me mal e não fiz nada no style, só no beauty with love é que fiz xDD)

    Beijinho grandeee*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que queres dizer com take on?
      Pois claro que te mencionei, se me inspirei tinha que o fazer.
      Pois, no style eu reparei mas tenho que visitar o beauty. :P
      Sorrisos,
      Alexandra :)

      Eliminar
  9. Com a tua versão xD "Take on" é uma expressão das Americanas xD
    Heheh xD Eu no Style tenho andado a trabalhar num post, que como quero que fique completo tem estado a demorar um pouquinho mais :P
    Ah gosto gosto :P
    Beijinhoo*

    ResponderEliminar

A tua opinião é sempre bem-vinda. ^^
Todos os comentários serão respondidos no próprio post.

 

This blog's design was created by Alexandra Cardoso inspired in Dzignine's design.
©Alexandra Cardoso 2011-2014